Foto: Fernando Ramos (Arquivo Diário)
Os bancários de Santa Maria e região terão assembleia, nesta quarta-feira, na AABB, a partir das 17h30min, para tratar da proposta dos bancos, que deve ser apresentada hoje pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Caso os bancos não levem uma proposta ou ela não for aprovada pela categoria, serão definidas estratégias de luta. Uma hipótese é haver paralisação dos bancos na próxima sexta, dia 10.
Com índice de reajuste dos aluguéis em 8,24%, especialistas aconselham a negociação
Os bancários do Banco do Brasil e da Caixa, cujos direitos específicos estão sendo negociados com as direções dos respectivos bancos, também devem participar da assembleia no dia 8.
Os bancários têm bons argumentos para tentar um reajuste acima da inflação. A direção da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) alega que espera uma boa proposta com aumento real diante do crescimento de quase 34% no lucro das cinco maiores instituições em 2017, de 20% no primeiro trimestre de 2018 e que segue em alta diante dos balanços do semestre já divulgados. Nos três primeiros meses deste ano acumularam o montante de R$ 32,4 bilhões com a receita de tarifas, crescimento de 6,9% em relação ao mesmo período de 2017.